Compartilhar

Educação Paraíba

Sistema Indústria participa de seminário sobre estratégias e metodologias pedagógicas promovido pelo Instituto Alpargatas

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 14 de março de 2025

No evento, o SENAI Paraíba teve a oportunidade de apresentar o Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional, implantado em quatro municípios paraibanos


 

Na última quinta-feira (13), o Sistema Indústria, por meio do SENAI Paraíba, esteve presente no 19º Seminário Nacional de Educação e 1º Congresso de Educação e Práticas Inovadoras à Escola Pública, promovido pelo Instituto Alpargatas em João Pessoa. O evento reuniu secretários de educação, gestores, educadores e técnicos para discutir as estratégias e metodologias pedagógicas que incorporam o currículo escolar e fortalecem a aprendizagem por meio da inovação, tecnologia, cidadania, cultura e diversidade. A diretora regional do SENAI, Daniela Almeida, esteve no evento acompanhada de gerentes e especialistas da instituição.

Durante a programação, o gerente do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI (CITI), Gustavo Andrade, e o coordenador de WorldSkills e Parcerias da instituição, Thiego Brandão, tiveram a oportunidade de contar sobre o Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional (LISE), implantado pelo SENAI em parceria com o Instituto Alpargatas, nos municípios de Mogeiro, Cabaceiras, Ingá e Queimadas. 

O LISE é um espaço onde o SENAI atua como consultor na implantação e aquisição de equipamentos, bem como na capacitação de professores e usuários do laboratório na metodologia maker, utilizada pela instituição para promover uma aprendizagem criativa com a aplicação dos princípios e técnicas de inovação e empreendedorismo sustentável, promovendo experiências através do desenvolvimento de soluções para problemas reais. 

O professor e coordenador do LISE em Mogeiro, Linaldo Oliveira, que também participou do evento apresentando os resultados e impactos do laboratório no município, destacou que o laboratório tem estimulado a criatividade e a interdisciplinaridade por meio da metodologia utilizada. “A iniciativa proporcionou o desenvolvimento efetivo de uma estrutura de iniciação científica na escola, promovendo a formação integral dos alunos por meio da investigação de questões socioambientais do território. A metodologia adotada intensifica o processo de ensino, tornando-o mais significativo para os estudantes e favorecendo seu desenvolvimento integral. Além disso, estimula o letramento científico, considerado um pilar essencial da formação cidadã pela Base Nacional Comum Curricular”, explicou.  

A diretora regional do SENAI, Daniela Almeida, ressaltou a relevância do evento ao enfatizando a atenção do Instituto Alpargatas com a promoção da transformação social. Segundo ela, como um dos principais agentes do desenvolvimento do país, a instituição reconhece o impacto dessas iniciativas no contexto da Paraíba. “O evento reforça a preocupação do Instituto Alpargatas em promover transformação social, e o SENAI como um dos principais parceiros do desenvolvimento do país também acredita no impacto que essas ações têm no cenário estadual”, disse, concluindo que, durante o evento, o SENAI teve a oportunidade de demonstrar como sua metodologia pode ir além dos laboratórios e oficinas, alcançando a educação básica, incluindo o ensino fundamental.

De acordo com Linaldo, mais de mil alunos já foram impactados pelo laboratório na Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo, em Mogeiro. “Até o momento, essa iniciativa já impactou cerca de 1.132 alunos e resultou na criação de mais de 60 projetos com potencial de impacto social. O LISE possibilitou à escola a criação do primeiro programa de iniciação científica a funcionar nos anos finais do ensino fundamental na Paraíba. Esse programa contribui para a formação de jovens líderes e cientistas, capacitando-os a interpretar e analisar fenômenos sociais por meio da ciência”, acrescentou. 

O SENAI Paraíba é quem lidera o projeto de implantação do laboratório nas cidades, a partir da parceria com o Instituto Alpargatas. A Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo, na cidade de Mogeiro, foi a primeira a receber a metodologia maker, através do LISE. Com o sucesso do projeto-piloto, outros municípios aderiram ao laboratório, como no caso de Queimadas, Ingá e Cabaceiras. 

“É inspirador observar a transformação de alunos que, antes, enfrentavam dificuldades de comportamento ou vivências desafiadoras no ambiente escolar e, ao longo da experiência no laboratório, passam por uma mudança significativa. Costumo pensar que essa iniciativa vai muito além de um simples espaço físico dentro da escola, em sua essência, o LISE é um espaço de construção de legados”, concluiu o professor. 

Dentro dessa iniciativa, o SENAI já capacitou diversos professores nos quatro municípios em que o laboratório foi implantado. Em Queimadas e Ingá, no Agreste paraibano, por exemplo, cerca de 40 educadores participaram de um curso sobre Aprendizagem Criativa, onde puderam entender sobre novas metodologias de ensino e tecnologias educacionais para a implantação do laboratório. Já em Cabaceiras, 17 professores tiveram a oportunidade de entender como o arduíno e a robótica podem ser usados como instrumentos de ensino para despertar o interesse dos alunos pela pesquisa e pela ciência.

  


Texto/Colaboração | Igor Batista 

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.